top of page

RELEASE

     “Rock, poesia e filosofia”, assim o artista Vertin Moura define o primeiro cd Filhosofia lançado, no São João dos Sertões 2012, em Arcoverde.
     O disco faz parte de um projeto paralelo num salto para carreira solo, já que o mesmo também faz parte da banda Helton Moura e o Cambaio. O cd é exclusivamente autoral e é inspirado na representação do processo, no qual a humanidade pode chegar. “É uma busca intensa da melhora, de semear as sementes”, fala Vertin, que reconhece ter um estilo próprio, mas não dispensa o diálogo com artistas da década de setenta.
     O disco é independente e foi gravado em home studio, mixado e masterizado no Musika. São treze faixas com a parceria de alguns amigos poetas sertanejos como Ícaro Tenório e Jair Gavão, de Arcoverde e Alessandro Palmeira e Samara Maria de Afogados da Ingazeira.
     O carro chefe do trabalho vem com É saudade, que tem a participação do irmão Helton Moura. “Filhosofia também é romântico, fala de amor, de saudade, da nostalgia da vida e até da ligação com a morte, porém a morte como a musa da vida, uma fonte da criação, da pressa em conseguir algo, em prol de viver mais na terra”, explica.
     O cd Filhosofia tem uma batida mais leve e isso é proposital, já no show, com o mesmo nome,  a pegada fica mais rock até pela possibilidade da interpretação cênica. “A melhor coisa mesmo é ouvir a música e suas várias linguagens”, declara Vertin, que conta com a participação especial de José Paes de Lira, o Lirinha, em Permutação, última faixa do disco.
     A banda é formada por Gustavo Alves (bateria), Manuel Epaminondas (baixo e back vocal) e Alex Nícolas (teclados e back vocal).
     Em 2013, após apresentações pelo estado e turnê por Florianópolis, o artista já está em produção do segundo disco. O compositor e instrumentista, Marcelo Jeneci é o grande parceiro da produção. A previsão é que o novo cd esteja no mercado em 2014.
Na perspectiva de alçar novos vôos, ainda nesse ano, Vertin Moura fortalece as parcerias, cria outras e chega ao sudeste com a mistura do rock e da poesia, do amor e da saudade, da vida e da morte no seu “Filhosofia“.
Biografia-
     Nascido no ano de 1990, em Juazeiro-BA, habitou em terras pernambucanas desde os primeiros meses de vida, vivenciados na cidade de Petrolina-PE.

Aos cinco anos partiu com a família para a cidade de Arcoverde (1995), onde encontrou um ambiente propício para a instrução e desenvolvimento artístico, transformando-se assim, em um arcoverdense de coração. Foi lá que viu seu irmão mais velho, Helton Moura, adentrar pelo caminho da música e construir uma identidade artística, atraindo também o irmão do meio, Hemerson Moura, para linguagens cênico-literárias.
Com duas influências importantes em casa, Vertin Moura logo demonstrou desenvoltura no campo das artes. Do teatro também colheu o que pôde e daí rumou às musicalidades.
     Na universidade, partiu para o curso de Filosofia, do qual extraiu inspiração para o atual trabalho, que não se resume ao cd. A obra se completa com o livro, Maria; Duo Artista e Filhosofia, lançando virtualmente na internet (www.ambulantenacional.tv/vertinmoura).
Dessa maneira, Vertin desfila pelas diversas artes e demonstra, cada vez mais, uma característica artística multifacetada. De Juazeiro, Petrolina, Arcoverde e Recife para o mundo!

                         Equipe:
                                            04 músicos;
                                            01 técnico de som;
                                            01 iluminador;
                                            02 roadies;
                                            01 produtor.

 

2013. All rights reserved.

  • w-facebook
  • YouTube Square
bottom of page